Competências comportamentais – saiba quais são          

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. É muito importante que o candidato a uma vaga, esteja sempre em evolução, adquirindo novos conhecimentos, e melhorando as suas habilidades e competências. Continue lendo, e saiba quais são as competências comportamentais.

Os profissionais que mais se destacam no mercado de trabalho atual, são aqueles que investem em conhecimento, e priorizam potencializar as suas competências comportamentais.

O que são competências comportamentais?

As competências comportamentais, são aquelas que são conquistadas a partir do autoconhecimento. Onde assim, o indivíduo consegue ter maior compreensão e domínio sobre as suas principais habilidades e capacidades, resultando na melhoria das suas potencialidades.

Vejas quais são as competências comportamentais

  • Liderança;

A capacidade de liderar, de motivar e de influenciar as outras pessoas, é uma das competências comportamentais mais procuradas pelas grandes empresas. Um líder tem um poder de ter uma equipe muito mais capacitada do que um chefe.

O líder inspira os seus subordinados, ele faz com que eles quereriam cada vez evoluir e trazer resultados.

Um líder não precisa necessariamente ocupar um cargo de gestão ou de chefia, mas certamente ele terá grandes chances de conquistar o cargo que desejar dentro de uma empresa, independente do seu segmento.

  • Capacidade de decisão;

Ser capaz de tomar decisões, avaliando os seus benefícios e os seus malefícios, também é uma competência comportamental extremamente importante para o ambiente de trabalho.

As pessoas que possuem esta competência têm como característica o raciocínio logico, a rapidez, e a visão de futuro, que podem interferir diretamente no crescimento de uma empresa.

  • Empatia;

Para que se possa desenvolver bons trabalhos em grupo, a empatia é uma competência comportamental muito importante. Se colocar no lugar do outro promove um ambiente amigável e de ajuda mutua.

  • Controle emocional;

O controle emocional, talvez seja uma das competências comportamentais mais difíceis de ser encontrada atualmente, e justamente por isso, ela é muito valorizada pelas empresas.

Como o mercado está muito competitivo, é cada vez mais comum ter que trabalhar sob estresse, tendo que cumprir metas e prazos, então quem não tem controle emocional, acaba não conseguindo desenvolver um bom trabalho.

O controle emocional ajuda a evitar conflitos, ajuda a tomar decisões coerentes, e evita atitudes impulsivas.

  • Automotivação;

A automotivação, é a capacidade que o indivíduo tem se manter motivado mesmo diante de problemas que a empresa possa estra enfrentando. Isso garante que o profissional vai ter um bom desempenho mesmo em um cenário pessimista.

Com a sua força de vontade e determinação, a pessoa com automotivação acaba influenciando os seus colegas de trabalho a também se manterem motivados.

  • Adaptabilidade;

As pessoas que conseguem se adaptar bem mesmo diante das mudanças, conseguem sempre trazer bons resultados para uma empresa.

Estas pessoas estão abertas a novas oportunidades e desafios no mercado, se dando bem diante do novo, e podendo crescer diante das situações mais incomodas.

  • Relacionamento interpessoal;

Quem consegue ter um bom relacionamento interpessoal dentro do seu ambiente de trabalho, certamente conseguirá crescer. Isso faz com as pessoas tenham empatia por ela, tanto dos seus colegas de trabalho como também dos seus líderes.

Assim, ela consegue ter os seus projetos e ideias aprovadas com mais facilidade. Ninguém gosta de trabalhar ao lado de pessoas que não tem um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho.

Estas são as competências emocionais, como podemos ver, elas são fundamentais para que uma pessoa possa crescer e se desenvolver dentro de uma empresa.

Sendo assim, para quem deseja ter sucesso no mercado de trabalho, precisa sempre estar dispostos a desenvolver as suas competências comportamentais, para que assim, tenha mais oportunidades de conseguir um bom emprego e de se desenvolver dentro de uma empresa.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *